O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens
Com toda certeza, a segurança é um requisito muito importante em relação ao uso de peças de vidro. No mercado são encontradas opções que proporcionam mais garantia e proteção, como o temperado, aramado e laminado. Mas, além desses modelos, também é possível investir em películas de preservação.
Batizada como película de segurança, sua aplicação é ideal tanto para projetos residenciais, quanto para escritórios. Também costuma ser muito utilizada em box de banheiros. A função do filme de proteção é dificultar quebras e até mesmo arrombamentos.
Com a instalação, há uma maior garantia de que os cacos fiquem fixados na peça evitando maiores acidentes. Isto porque são produzidas a partir de um polímero muito fino, espessura de 100 microns, que mantém presos os fragmentos do vidro quando quebrado.
O elemento que permite mais conforto e resistência para painéis de vidro, como envidraçamento de sacadas, janelas e fachadas, costuma ser aplicada nos vidros temperados para aumentar a segurança, uma vez que evita a abertura de vãos.
A partir deste artigo, veremos as vantagens e desvantagens das película de segurança e o que as normas do setor vidreiro determinam sobre seu uso.
Como dissemos, a segurança é uma das principais características procuradas quando há a utilização de vidro em obras e construções. E, mesmo com o uso de vidros específicos para esse desempenho (temperado, laminado, e aramado), a película está cada vez mais se difundindo no mercado. A seguir, analisaremos suas vantagens e posteriormente as possíveis desvantagens.
Quais são as vantagens da instalação da película?
A segurança com certeza é a maior vantagem no uso da película, já que ela mantém os fragmentos de vidro quebrado fixos na película e também permite a movimentação da porta do box mesmo após a quebra.
A película de segurança é hiper resistente e, por isso, é utilizada também como forma de evitar o vandalismo em estabelecimentos, pois não rasga, não pode ser perfurada e tem uma camada de maior resistência à abrasão, evitando riscos no material.
- Garante maior segurança aos usuários;
- Mantém os fragmentos de vidro quebrado fixos na película;
- Permite a movimentação da porta do box mesmo com o vidro quebrado;
- Anti-vandalismo em estabelecimentos;
- Camada anti-risco com maior resistência à abrasão;
- A película não rasga, e não pode ser perfurada;
- Camada protetora para vidros refletivos e temperados;
- Estabilidade de cor (anti-amarelamento);
- Proteção UV de no mínimo 95%.
Quais as desvantagens apresentadas nas películas de vidro?
Em relação às desvantagens, sua vida útil e dimensões restritas são as que mais ganham destaque, embora não sejam de tanta relevância quando comparadas às vantagens.
- Não possui uma vida útil muito longa;
- Não possui dimensões muito grandes;
- Não é indicada para guarda-copos;
- Pode ser removida com facilidade, sem a necessidade de um técnico, o que pode comprometer seu uso no dia a dia.
Quais são as orientações e normas a serem seguidas para usar a película de vidro em boxes?
Quando utilizada em boxes, a norma ABNT NBR14207 prevê que a película ao ser aplicada de forma correta deve ser instalada de maneira com que permita o movimento de abrir e fechar as portas por pelo menos duas horas após a quebra. Seu uso é recomendável no mercado após acidentes com o material sem proteção.
Faça seu orçamento aqui na NC PELÍCULAS!
(11) 94017-6917
contato@ncpeliculas.com.br
Sem Comentários