Película de Controle Solar: Veja as 5 perguntas mais frequentes e tire suas dúvidas
Quanto você sabe sobre filmes de controle solar? Além de proporcionar maior segurança aos ocupantes do veículo, eles também protegem os passageiros dos raios UV. No entanto, as limitações fotométricas e outros regulamentos da lei precisam ser seguidos antes da aplicação.
Ao ler este artigo, você ficará sabendo tudo sobre a legislação sobre o tema. Assim, você evitará o risco de ser multado por alguma má conduta no uso do filme.
O uso de películas de controle solares nos veículos há muito deixou de ser apenas personalização ou estética, ou seja, para deixar o carro com outra aparência.
Hoje, considerando o calor intenso do verão, é também uma questão de economia para o seu bolso, uma vez que a película auxilia na climatização interna do carro.
A aplicação da película – mais conhecida como Insulfilm (marca famosa de um fabricante do produto) – tem diferentes finalidades e benefícios.
Ela também proporciona mais privacidade para quem está dentro do veículo, por exemplo. E não apenas isso.
A película também oferece segurança aos condutores de cidades muito violentas, com altos índices de assaltos.
Além disso, o insulfilm protege os passageiros do veículo da incidência dos raios UV.
Para que você tenha ideia do quanto os raios solares fazem mal, uma matéria publicada no EXTRA relata o caso de um caminhoneiro que teve o lado esquerdo do rosto – parte exposta no vidro do veículo durante a direção – totalmente afetado pelos raios UV.
O motorista adquiriu dermatoheliosis unilateral, que consiste no espessamento e enrugamento da pele, resultado da exposição ao sol.
As consequências dos raios solares que penetram na pele, através do vidro do veículo, são inúmeras, podendo causar desde envelhecimento precoce e manchas até doenças como o câncer de pele.
O uso de películas solares nos veículos há muito deixou de ser apenas personalização ou estética, ou seja, para deixar o carro com outra aparência.
1. Quais os tipos de películas solares existentes?
As películas solares nada mais são do que filmes para a laminação de vidros de automóveis. Elas os tornam escurecidos ou fumados, como popularmente são chamados.
As marcas e modelos de películas solares variam bastante e, no mercado, os condutores podem comprar o tipo que melhor atender às suas necessidades.
Há variações de cor, espessura e transparência, por exemplo, e você pode escolher se deseja ou não um modelo que tenha proteção contra os raios UV, como nos óculos solares. Ou, ainda, uma película que seja antifurto, ou seja, que dificulte a quebra dos vidros.
Os modelos podem ir dos mais básicos até os mais avançados, apresentando vários graus de transparência.
Vale salientar que um vidro escuro não representa necessariamente proteção.
Inclusive, você encontra películas transparentes que oferecem proteção contra os raios solares, garantindo, assim, a climatização interna do veículo.
Abaixo, vou apresentar os tipos de películas mais comuns que, com certeza, você encontrará com facilidade no comércio de sua cidade ou região.
- Básica
Apesar de ser chamada de básica, esta é a película mais procurada pelos proprietários de veículos.
Este tipo apresenta diferentes graus de transparência, podendo variar de 5 a 35% e não oferece nenhuma espécie de proteção contra a luz e o calor.
- Avançada
A transparência deste tipo de película varia entre 5 e 50%.
Além disso, ainda que seja bastante similar à básica, esta tem qualidade superior, protegendo o condutor dos raios solares e proporcionando uma climatização agradável no veículo.
- Segurança
Este tipo de película protege o veículo de tentativas de roubo e, em casos de acidente, garante a segurança dos passageiros.
Isso porque ela é desenvolvida com um material mais espesso, que dificulta a quebra ou estilhaçamento dos vidros.
A transparência dessa película varia entre 5 e 35%.
- Para-brisa
Ainda que tenha um preço consideravelmente superior às demais, este é o melhor tipo de película solar para o seu veículo.
A transparência pode atingir até 75% no para-brisa.
A tecnologia desenvolvida na película para-brisa bloqueia com eficiência a ação dos raios UV e, consequentemente, auxilia no conforto térmico do veículo.
Agora, você já ouviu falar em simulador de película solar? A próxima seção irá esclarecer esse assunto.
2. É Verdade Que Existe Simulador de Película Solar?
A resposta para esta questão é assertiva.
Sim, há simuladores de películas solares que auxiliam você na hora de escolher a película que melhor atende às suas exigências sem, no entanto, deixar o seu veículo com uma aparência que lhe desagrade.
Para você ter uma ideia, existem dois simuladores de marcas reconhecidas, um da 3M e outro da Insulfilm, para que você possa realizar o teste.
Com eles, você poderá visualizar desde as películas mais transparentes até as mais escuras, selecionando aquelas que oferecem o que você procura.
A seguir, saiba quanto tempo você deve esperar para usar o veículo após a aplicação de uma película solar e qual a estimativa de tempo quanto à sua durabilidade.
3. Quanto Tempo Esperar Após a Aplicação da Película e Qual a Sua Durabilidade?
A compra de películas solares automotivas pode ser realizada pela internet. Há sites confiáveis com preços bastante acessíveis e que, provavelmente, cabem em seu bolso.
Porém, sugiro que você não se atenha apenas ao valor.
Pesquise a marca oferecida pelo site e veja se a película é de qualidade. Uma dica interessante é conferir os comentários dos clientes no site.
A qualidade é um fator relevante, que deve ser levado em consideração na hora da compra, pois interfere tanto na aplicação do produto quanto na sua durabilidade.
Quanto à aplicação, meu conselho é que você não tente fazê-la sozinho em casa. Sabe por quê?
Uma aplicação mal feita pode fazer com que a película fique com bolhas ou acabe descascando.
Por isso, procure uma oficina qualificada e especializada em aplicação de películas solares.
Mesmo porque existem procedimentos que devem ser realizados antes e depois da aplicação, como a limpeza do vidro com água e sabão, por exemplo.
Além disso, um profissional saberá orientá-lo quanto aos cuidados que você precisa ter com os vidros após a aplicação.
Por exemplo, você sabia que, após a aplicação da película, deve-se esperar 3 dias para utilizar o veículo e 5 dias para usar o desembaçador?
Não?!
Então, confie em um profissional qualificado para a aplicação do produto em seu veículo.
Ainda é importante considerar que uma boa aplicação também garante a durabilidade da película, que deve ser de, no mínimo, 5 anos.
Tendo isso em vista, é importante que você confira sua garantia que, geralmente, é de 10 a 15 anos. Dentro desse prazo, ela não deve descolar nem desbotar.
Por essa razão, meu conselho é que você pesquise sobre a marca antes da compra, pois as películas costumam ser resistentes e podem durar muitos anos.
4. O Uso de Película Pode Gerar Multa?
O uso de películas solares em veículos tem restrições previstas pela legislação brasileira de trânsito. Portanto, você não pode utilizar películas com qualquer tipo de transparência nos vidros do seu carro.
O CTB e o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelecem os tipos de películas permitidos no Brasil e penalidades para quem descumprir as regras.
Dessa forma, é importante que você saiba o que diz a legislação, para não sofrer as consequências previstas aos infratores.
Em primeiro lugar, quero explicar a você o que está previsto no art. 230, inciso XVI do CTB.
Conforme o inciso, é proibido, no Brasil, o uso de películas refletivas (ou não), bem como de painéis ou pinturas que cobrem total ou parcialmente os vidros do veículo.
A lei prevê, aos proprietários de veículos que infringem essa determinação, uma multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, e 5 pontos na CNH.
Além disso, há a retenção do veículo até que a regularização dos vidros do carro seja realizada.
Desse modo, é preciso conferir o art. 111 do CTB, que trata especificamente dos vidros dos automóveis:
Segundo esse artigo, é vedado, nas áreas envidraçadas do veículo, entre outras coisas:
- o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuem espelhos retrovisores em ambos os lados.
- o uso de películas refletivas (ou não), painéis decorativos ou pinturas, quando comprometem a segurança do veículo, conforme regulamentação do CONTRAN.
- o uso de propagandas publicitárias, ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores, em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos (exceto nos casos em que não colocam em risco a segurança no trânsito).
Fique atento às determinações do CONTRAN
Como você pode ver, o CONTRAN regulamenta o uso de películas automotivas.
Esse órgão, por meio de determinadas Resoluções, estabelece critérios para a aplicação de películas – além dos já existentes em relação aos vidros de segurança.
A Resolução nº 254/2007, em seu art. 4º, com redação dada pela Resolução nº 386/2011, determina que os vidros de segurança tenham marcação permanente em local de fácil visualização.
Nessa marcação, deverá constar, no mínimo, as seguintes informações:
- índice de transmitância luminosa;
- marca do fabricante do vidro;
- símbolo de conformidade com a legislação brasileira definido pelo INMETRO.
Faça seu orçamento aqui na NC PELÍCULAS!
(11) 94017-6917
contato@ncpeliculas.com.br
Sem Comentários