An duo lorem altera gloriatur. No imperdiet adver sarium pro. No sit sumo lorem. Mei ea eius elitr consequ untur. In mel aeterno.
1-677-124-44227

184 Main Collins Street | West Victoria 8007

Follow us on Social media

Lorem ipsum proin gravida nibh vel velit auctor alique tenean sollicitudin.

(11) 94017-6917 / 96062-0968

|

Seg - Sex 08:00 - 18:00

|

R. Dr. Jaime Pinheiro de Ulhôa Cintra, 375 - Jundiaí / SP

Top

Blog

Saiba mais sobre película de controle solar e suas funções!

A película de controle solar, também conhecida como “Insulfilm” (na realidade, uma marca registrada), é um laminado de poliéster que conta com diferentes funções relevantes em um veículo. Em razão de seus benefícios, trata-se de um item cada vez mais usado no Brasil.

Ao circularmos nas ruas, é possível observar uma grande quantidade de veículos com películas de controle solar nos vidros. Se você tem interesse pelo tema e quer conhecer mais sobre suas verdadeiras funções, continue a leitura deste artigo, que vamos apresentar detalhes sobre cada uma delas. Não perca!

Para que serve a película de controle solar?

A película de controle solar, inicialmente, costumava ser usada somente por causa de seu aspecto estético e de personalização. Ela é capaz de escurecer o vidro do veículo e conceder mais privacidade ao condutor e passageiros.

Contudo, com o passar do tempo, esse item também passou a ser visto como um dispositivo de segurança contra raios UV, pois diminui a sua incidência dentro do veículo e, até mesmo, ajuda na prevenção de doenças, como câncer de pele. Além disso, é usado também na prevenção de roubos ou furtos.

Quais são os seus principais tipos?

As películas de controle solar não são todas iguais. Há diferentes modelos que exercem funções distintas. Por isso, no momento de optar pela melhor alternativa para o seu veículo, é preciso pensar sobre o seu objetivo principal ao colocar as películas no carro. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre cada tipo.

Básico

O modelo básico é a película mais comum em veículos no Brasil. No mercado, é possível encontrá-lo disponível em diferentes graus de transparência que, por sua vez, podem variar entre 5% e 35%.

No entanto, esse tipo de película não é capaz de oferecer proteção contra luz ou calor. Seu papel é, especialmente, exercer uma função estética e aumentar a privacidade dentro do veículo.

Avançado

Já o modelo avançado conta com tecnologia e qualidade superiores ao da versão básica. Nesse caso, a transparência pode variar entre 5% e 50%. Contudo, o principal diferencial dessa modalidade é que ela é capaz de proteger contra raios solares e, ainda, ajudar no equilíbrio térmico do automóvel, pois há controle da entrada de calor.

Qual é a diferença entre película de controle solar e película de segurança?

As películas veiculares simples podem ser produzidas a partir de lâminas plásticas e tintadas, ou seja, a cor (tonalidade) é aplicada no filme. Contudo, nesse caso, apesar de seu valor ser inferior, ela não recebe tratamento diferenciado, além de perder sua tonalidade de forma mais rápida.

Já as películas que apresentam controle solar recebem um tratamento que faz com que elas apresentem capacidade de bloquear até 99% dos raios UV. Além disso, como o material utilizado é mais durável, há a garantia de que a cor da película não deve ser afetada.

A película de segurança, por sua vez, conta com uma importante característica em sua fabricação, pois ela é produzida com um material mais resistente e tem uma espessura (gramatura) maior do que as demais. O objetivo é promover maior resistência do vidro a impactos, evitando ação de bandidos durante possíveis furtos.

Dessa maneira, na prática, enquanto a película de controle solar é capaz de proporcionar conforto térmico, a película de segurança é usada para proteger os bens e os passageiros que se encontram no interior do carro.

Quais são as determinações do Contran quanto ao uso de películas veiculares?

O Contran é o órgão responsável por regulamentar o uso de películas automotivas. De acordo com as suas regras, todos os vidros de segurança devem apresentar marcação permanente, em local de fácil visualização, com as seguintes informações:

  • marca do fabricante do vidro;
  • índice de transmitância luminosa;
  • símbolo do Inmetro.

Além disso, o CTB determina que as películas refletivas não podem ser aplicadas nas áreas envidraçadas do veículo. Nesses locais, somente as películas de controle de luminosidade são permitidas.

Mais um ponto relevante é que a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% nos vidros incolores dos pára-brisas. Já no caso de pára-brisas coloridos e outros vidros fundamentais para a dirigibilidade (como janelas laterais dianteiras), a luminosidade deve ser de pelo menos 70%. Na parte traseira do veículo, é possível aplicar películas mais escuras, desde que a transparência não seja menor do que 28%.

Nos casos em que o dono do veículo não observa as normas e usa itens que não obedecem à legislação, ele comete uma infração de natureza grave e pode receber 5 pontos na CNH, além de ter o veículo retido até a sua regularização.

Contudo, se você recebeu uma autuação pelo uso irregular de películas de controle solar, não se desespere. Lembre-se de que assim como ocorre com as demais infrações, é possível recorrer das penalidades impostas.

Qual é a sua durabilidade?

A durabilidade da película pode variar conforme a sua marca e fabricante, por isso, é relevante fazer uma pesquisa antes de escolher uma alternativa. No geral, trata-se de um item que costuma ser resistente e capaz de durar muitos anos.

Para aumentar a sua durabilidade, é relevante contratar um profissional qualificado para a aplicação do produto em seu veículo, uma vez que uma película mal aplicada pode descolar antes do esperado.

Quais são as vantagens de se utilizar película de controle solar?

Existem determinadas vantagens de se utilizar película de controle solar, como as que vamos apresentar nos próximos tópicos!

Controle solar

Esse tipo de item é capaz de bloquear a entrada de calor no veículo, contribuindo para um ambiente térmico mais equilibrado, consequentemente, contribuindo para a redução da necessidade do uso de ar-condicionado.

Bloqueio de raios UV

Como vimos, as películas de controle solar conseguem bloquear em até 99% a entrada de raios ultravioleta. Dessa forma, a proteção dos passageiros é aumentada, o que é especialmente importante para quem utiliza o veículo por muito tempo diariamente.

Aumento da resistência dos vidros

Em geral, os vidros do veículo tendem a se estilhaçar em caso de acidentes. Já nos carros que usam películas, a resistência desses vidros é aumentada, evitando esse tipo de situação.

 

Faça seu orçamento aqui na NC PELÍCULAS!
(11) 94017-6917
contato@ncpeliculas.com.br

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website

WhatsApp Fale conosco!